Há alguns dias venho refletindo sobre o caminho. Certa vez ouvi dizer que o caminho é a nossa vida envolvida de sonhos e realizações, conquistas e decepções, encontros e desencontros, alegrias e tristezas, ponto de chegada e de partida...
É! São realidades múltiplas encontradas no cotidiano do caminheiro. As surpresas da vida se fazem ao caminhar.
Quantas manifestações de amor encontramos no dia-a-dia! Gestos solidários entre irmãos desconhecidos; mãos estendidas aos caídos; flores entre espinhos; pessoas que vão e que vêm; amigos que gargalham das peripécias da vida; crianças que brincam, sorriem e choram; pessoas encantadas e desencantadas com as surpresas com que a vida as congratulou.
O colorido do céu e o brilho das estrelas. A biodiversidade do planeta Terra. O barulho das cachoeiras e rios. O sopro da brisa e o perfume das flores. O canto harmonioso dos pássaros, cigarras, grilos e sapos. Trilhas, estradas e asfaltos. Buracos, pedregulhos, galhos e diversos obstáculos. A verdadeira sinfonia da criação acontecendo no caminho.
Pois é. A mente humana, carregada de sentidos e encantos, é capaz de trazer para o caminho, que homens e mulheres se propuseram a percorrer, elementos que deixam marcas na alma e eternizam a história da humanidade. Tudo isso sob a inspiração do caminho. Os sentidos são cada vez mais aguçados e as esperanças refeitas.
Amigo! Quantas vezes você já se perdeu no caminho! Mas nem por isso você deixou de caminhar. Quantas dúvidas apareceram, mas as diversas iniciativas o fizeram reencontrar o caminho certo.
É assim a vida: diversos caminhos, mas só um deve ser percorrido. Continue caminhando...
Padre Ademilson Tadeu Quirino
*Diretor Espiritual do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário e professor de práticas litúrgicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário