
Por sua vez, então, a fonte do Ensino Social da Igreja é o pró-prio Evangelho. É o próprio Cristo, vivo e atuante na vida da humanidade. Por isso, que o anúncio de Jesus dentro da história mostra que o Ensino Social da Igreja, tem como objetivo criar condições para a formação da consciência crítica de liderança que atuem na construção da sociedade mais justa e solidária, pautada pelos valores do Evangelho para os cristãos e valores humanos para outros que professam uma fé que distingue da nossa. Se existe um vínculo indissociável entre a pregação e a promoção da vida e da dignidade humana, não é possível existir uma verdadeira evangelização fora do contexto social, sem um compromisso de conversão e de transformação na ordem social, política e econômica.
O que nos identifica como cris-tãos é a nossa relação de irmãos e a preocupação com os nossos semelhantes. Por isso, a missão de pregar o Evangelho requer, nos tempos que correm que nos comprometamos em ordem à libertação integral do ser humano, já desde agora na sua vida terrena. Se, efetivamente, a mensagem cristã sobre o amor e a justiça não mostra a sua eficácia na ação pela justiça no mundo, muito dificilmente ela será aceitável para os homens do nosso tempo.
Portanto, o futuro pede de nós um projeto bem alicerçado. Sentamos para unir os dados disponíveis. Mas isso não basta. Vem a grande pergunta: o que fazer com esses dados históricos que temos e que herdamos daqueles que nos amaram ou que nos odiaram com o desejo de acertarem? Aqui entra a razão. É preciso jogar com esses dados através de uma reflexão séria sobre as realidades que temos. O adversário que vamos enfrentar não podem ser os homens. Não jogamos contra a humanidade, nem contra a vida, nem contra o mundo. Qual é o seu papel? Que fé é professada por você na sociedade? O Evangelho tem sua dimensão social? Como que a Igreja manifesta sua mensagem de salvação à humanidade? Cabe a cada um refletir e se posicionar.
Wanderley Fonseca Clemente
Seminarista – 4º ano de teologia. Diocese de Guanhães.
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