A Bíblia e a Vida: um só Livro

Christian Moreira Coelho de Oliveira

2º ano de teologia


Dizer que estamos no mês de setembro, em nossas comunidades, é dizer que estamos no mês da Bíblia. É experimentar e certificar que, pela Bíblia, Deus está presente na história do seu povo para caminhar com ele, a fim de salvá-lo. Pela palavra, Deus se faz parceiro do homem no decurso e edificação de sua vida, e mais, a Bíblia é um livro para quem, na fé, acredita que a Palavra se encarnou e Deus se revelou plenamente ao homem em Jesus.

O povo de Deus em comunidade tem uma sensibilidade muito grande de descobrir esses valores presentes nos textos e deixa que eles iluminem sua vida e a da comunidade. Prestam atenção à mensagem fundamental que trazem: o mistério da vida, da história, de Deus. Em nossas comunidades o mais importante acontece: ouvir o que Deus quer nos dizer e aprofundar o sentido da vida. A leitura da Bíblia não é mera questão de técnica: é uma opção de vida, fruto do dom do Espírito.

É uma constante, em nossas comunidades, reuniões, encontros, onde há a leitura da Bíblia e a reflexão sobre a vida hoje, com a preocupação de avivar o compromisso cristão. É um ler, sentir e agir pela Palavra, em comunidade. Temos percebido o quanto as pequenas comunidades e grupos são criativos em expressar esta realidade: aprofundam a mensagem com cartazes, músicas, danças, encenações, ditos populares. Contam a sua vida junto com a lembrança das experiências que o texto bíblico registrou. Sentem a Bíblia como algo familiar, capaz de alimentar a fé, dar esperança, iluminar as alegrias, problemas e escolhas do dia-a-dia.

Nos encontros dos grupos de reflexão têm se feito descobertas de novos aspectos da mensagem, aumentado o sentimento de ser Povo de Deus. Ao redor da Bíblia, colocamos a vida, aprofundamos o espírito eclesial, na fraterna cooperação que deve envolver os discípulos do Senhor, seja qual for sua função na Igreja.

Por toda parte, de maneira singular nos grupos de reflexão, pessoas reúnem-se para refletir, rezar, celebrar a Palavra de Deus, atuar na Igreja e na sociedade. Chegam a formar pequenas comunidades ou as reforçam. Acolhidas nos grupos, pela Palavra, as pessoas buscam mais facilmente acolher a Palavra, a vontade de Deus a seu respeito. Pela Bíblia, nós cristãos, colaboramos para a construção de uma sociedade sadia com aquilo que nos é próprio. A Bíblia alimenta nossa identidade, ajudando a formar nosso quadro de referência e, assim, fazemos uma leitura encarnada dela; a Bíblia ilumina a vida, e a vida ajuda a entender a própria Bíblia; a vida inteira está na Bíblia e a Bíblia inteira está na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário