Elias Garcia
O que é mito? Muitas pessoas pensam que é algo imaginário, irreal, simbólico. Porém, um mito pode trazer sentidos e mensagens válidas para a vida. Muitos indivíduos participam de um ritual mítico, sem nunca chegar a essa conclusão. Sendo assim, cada indivíduo tende a encontrar um aspecto mítico que se relacione com sua própria vida.
Os mitos ensinam a viver a vida, sobre qualquer circunstância. São histórias de nossa busca da verdade e de um sentido a vida. Encarada como um poema.
Destina-se a instrução espiritual. Os deuses gregos foram concebidos para harmonizar a mente e o corpo. Reis e Rainhas desempenham um papel mitológico, pois sua majestade foi criada por imaginação humana que transformaram-nos num papel intocável na sociedade cultural.
Segundo Joseph Campel “o ritual é um cumprimento de um mito”. Os rituais são que mantêm os mitos vivos. É preciso esclarecer que cada religião é uma espécie de programa com seu conjunto de sinais. A religião lida com ética e o comportamento moral do ser humano.
É necessário ressaltar que a mitologia não é uma mentira. Está além das palavras, pois toca o coração, mexe com a emoção. A mitologia formula as coisas para o homem. Exemplificando, nós não compreendemos a morte, só aprendemos a aceitá-la. Toda pessoa quer viver para a eternidade. Essa experiência divina da eternidade está além do que possamos descrever. Queremos tocar o eterno, compreender esse mistério. O mito antecipa essa vontade humana e faz o homem participar dessa realidade aqui na terra.
Atualmente, os jovens estão criando sua própria moralidade, ou seja, seus próprios mitos. São muitos que embarcam em grupos: Skim Heads; Nova Era, Movimento hippe, rock, John Lennon, Raul Seixas, Renato Russo, Roberto Carlos, Xuxa, Cazuza, que influenciaram os jovens no pensamento, modo de vestir e agir. O mito precisa servir para o jovem participar ativamente da vida de seu povo.
Recentemente houve um processo de desmitização na sociedade. A ciência se sobrepôs à fé. O racionalismo criou um novo mito: o da razão. A tecnologia criou o mito da tecnocracia. O cientista tornou-se um mito.
Portanto, o poder mitológico pode influenciar indivíduos, oferecendo-lhes modelos atuais, sendo também uma busca de sentido para a vida.
Excelente! Parabéns...
ResponderExcluir